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É urgente ter paciência

"Quando a urgência imperiosa vem amarrada à demora invencível, o espírito humano é testado até o máximo da sua resistência. Nada mais difícil do que aliar a intensidade do esforço contínuo à longa espera de resultados incertos. Contra o desespero em tais circunstâncias, o único remédio está na fórmula de Goethe: É urgente ter paciência".

Meus textos não são tão regulares como eram há alguns anos, mas isso deve-se ao fato de que muito do que já falei hoje é considerado senso comum e amplamente divulgado. Porém, os assuntos e os textos que costumam me ocorrer atualmente baseiam-se nos mais estranhos casos.

Estava eu lendo o livro "O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota" (2013), escrito por Olavo de Carvalho, quando, de repente, deparo-me com a frase acima e a síntese dela dada por um tal de Goethe. Mas, afinal, quem foi esse cara que, no meu entender, sintetizou a busca pelos objetivos, especialmente no CrossFit, que é sobre o que falarei, embora seja possível extrapolar para muitos outros objetivos da sua vida?

Goethe foi um escritor alemão considerado um dos mais influentes dentre os escritores alemães (como curiosidade, vale acrescentar que Goethe é uma das pessoas mais inteligentes que viveu entre os séculos XV e XIX, com um QI de 210 pontos). Nesse ponto, descubro que, ao longo de 40 anos, ele tentou refutar Newton e sua Teoria das Cores. Que diabos é a Teoria das Cores e o que tem a ver Newton com tudo isso e com o CrossFit? Eu vou chegar lá, mas precisarei de um pouco mais da sua paciência para ler o texto até o fim.

Cor é como o cérebro (dos seres vivos animais) interpreta os sinais eletro nervosos vindos do olho, resultantes da reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; e que corresponde à parte do espectro eletromagnético que é visível (380 a 700 nanômetros - 4,3x10^14 Hz a 7,5x10^14 Hz). A Cor não é um fenômeno físico. Um mesmo comprimento de onda pode ser percebido diferentemente por diferentes pessoas (ou outros seres vivos animais), ou seja, cor é um fenômeno fisiológico, de caráter subjetivo e individual. É o que consta no Wikipédia.

Garanto que você nunca havia pensado nas cores assim, mas, caso tenha pensado, confesso que eu nunca havia refletido como é que pode algo que é azul ou vermelho para todo mundo variar em tons. Então o meu vermelho é provavelmente diferente do seu vermelho, logicamente excluindo pessoas que têm alterações mais severas, como os daltônicos. Se as cores mudam de pessoa para pessoa, o que dizer de uma Fran e as sensações fisiológicas que cada pessoa pode ter depois dela?

Foi Newton quem descobriu a decomposição das cores pelo prisma que, mais tarde, deu origem ao telescópio refletor. Logo, a capa de um dos discos mais famosos da atualidade deve-se ao Newton (Muito daora! Pausa de espanto rs!). Goethe tentava refutar exatamente isso, dizendo que impossível a luz branca conter todas as cores e que isso se dava pela translucidez do prisma e descobriu as alterações fisiológicas e psicológicas que diferentes cores provocam no indivíduo, como, por exemplo, a percepção errônea que temos quando objetos brancos sempre parecem maiores do que objetos pretos. Logo, os estudos das cores atualmente dividem-se em três: físico, fisiológico e químico.

Se você leu até aqui com pressa e não prestou atenção em toda a trama do texto, recomendo que volte com mais calma e pense nos seus objetivos no e com o CrossFit. Você se lembra quando entrou, por que você foi treinar CrossFit? Você já alcançou esse objetivo inicial? Pense se você agora tem novos objetivos. Afinal, são os objetivos que movem as pessoas, você provavelmente não trabalha só porque sua mãe mandou, essa pode até ter sido sua motivação inicial, mas você provavelmente viu os benefícios que isso te trouxe e em geral continuou a trabalhar (ou não, em alguns casos), mas com certeza você não fica de papo para o ar o dia inteiro.

Costumo dizer que ninguém treina muito tempo por uma bunda dura. Você querer um resultado estético é legal e motivante por algum tempo e é um ótimo fator motivacional no início, mas quando você descobre a quantidade de tempo e de esforço necessários por uma bunda dura, geralmente não compensa ficar meses e meses sem guloseimas e cervejas – embora seja motivante sacrificar por um ou dois meses essas coisas, para então descobrir que elas podem ser menos frequentes do que eram e que, sem esses exageros, você conseguiu fazer suas barras pela primeira vez, por exemplo.

"Nada mais difícil do que aliar a intensidade do esforço contínuo à longa espera de resultados incertos". Como falei em um dos meus últimos textos, se o treinamento físico não é uma ciência exata, imagine só Goethe, que tentou refutar uma das mentes que mais contribuiu para a história mundial, é considerado uma das pessoas mais inteligentes da história da humanidade e dedicou quatro décadas da sua vida ao estudo de algo não preciso: as cores. Por isso, até mesmo objetivos aparentemente inalcançáveis podem ser válidos para a motivação, mas isso exigirá muito da sua paciência.

Concluindo: se ganhar do Fraser ou de qualquer atleta do CrossFit Games parece impossível para você, mas você tem essa vontade, por que não treinar na maior intensidade que você pode e ver até onde consegue chegar? Em 2013, eu treinei para o TCB com a esperança de terminar entre os 10 primeiros. Não consegui, mas bati cargas e tempos que eu não alcancei mais desde aquela época. Por mais louco que sejam seus objetivos, se você tiver dedicação e paciência, você provavelmente alcançará metas que pareciam impossíveis.

Sim, é um texto bastante simples sobre objetivos e motivações, mas que espero que, um pouco mais contextualizado com outras histórias, isso te incentive ainda mais nos treinos.

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