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Posições Corretas para a Parada de Mãos

Assim como o Muscle Up, dominar a Parada de Mãos é um dos grandes sonhos de quem pratica CrossFit. A Parada de Mãos é o exercício básico mais importante da ginástica artística e executá-lo de maneira correta é essencial para progredir para o Andar na Parada de Mãos (Handstand Walk) e ter uma boa Flexão de Parada de Mãos (Handstand Push Up).

A maioria das pessoas se sente "perdida" na posição invertida e por isso é fundamental se acostumar a ficar confortável nessa posição, ou seja, treinar sua consciência corporal na posição da parada.

Mas, afinal, o que é necessário para uma boa execução da parada? Posições corretas. Você precisa pensar no seu corpo como um bastão: COMPLETAMENTE ALINHADO. Ombros, braços, quadril, joelhos e pés devem estar estendidos e a coluna alongada. Pernas unidas e contraídas, braços paralelos, cabeça em posição natural e os olhos em direção às mãos.

Ponto importante: Você deverá fazer força para ‘’empurrar o chão’’, escondendo as orelhas com os ombros. Abdômen e glúteos também deverão estar contraídos.

Existem diversos educativos que ajudam a melhorar o alinhamento na parada, um deles é apoiar os dois pés em uma caixa ou na parede e deixar as mãos no chão, de maneira que seu tronco e pernas formem um ângulo reto (90º) e o quadril esteja exatamente acima da cabeça e das mãos.

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Partindo dessa posição, você pode tirar um dos pés da caixa com o joelho estendido, fazendo com que o pé fique alinhado com o quadril, ombros e mãos.

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Outra maneira simples de entender o alinhamento é fazer a parada de mãos com a barriga voltada para a parede. Você deverá chegar o mais perto possível da parede e fazer força para "empurrar o chão".

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Dominar a parada de mãos exige bastante treino, porém, você só precisa do seu próprio corpo e no máximo de uma parede para praticar! Dedique um tempinho do seu treino para aprimorar esse alinhamento e ser mais feliz em WODs ginásticos!

 

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